PolicialRio de Janeiro

Transporte Público do Rio registra 14 pessoas baleadas somente este ano

Nos últimos oito anos, 40 das 156 vítimas foram atingidas durante ações policiais, com 12 mortes e 28 feridos

Um estudo do Instituto Fogo Cruzado revela que, desde 2016, ao menos 156 pessoas foram baleadas em transporte público na região metropolitana do Rio de Janeiro. Desses, 56 faleceram e 100 ficaram feridas. Somente este ano, já são 14 vítimas, aumentando a preocupação com a segurança nas ruas.

Carlos Nhanga, coordenador do Instituto, destaca que a realidade é alarmante: “Esses números transmitem um perigo iminente a todos que circulam pela metrópole. Os constantes tiroteios em operações policiais e disputas entre facções tornam qualquer pessoa um potencial alvo de violência armada.”

Um incidente recente ocorreu no dia 30 de outubro, quando um passageiro foi atingido por tiros em um ônibus na Linha Amarela, durante uma operação policial. Outro caso, no Complexo de Israel, resultou em três mortes e duas feridas, todas vítimas em veículos próximos à operação.

Nos últimos oito anos, 40 das 156 vítimas foram atingidas durante ações policiais, com 12 mortes e 28 feridos. Nhanga ressalta: “Entrar em comunidades densamente povoadas para operações traz riscos às pessoas inocentes, e os tiroteios impactam áreas além das favelas”.

Além disso, em 2024, o Rio registrou 93 vítimas de balas perdidas, com 20 mortes e 73 feridos em toda a Região Metropolitana. Nhanga alerta: “As pessoas enfrentam riscos de bala perdida em qualquer lugar, devido à dinâmica de confrontos diários, tornando o cotidiano cada vez mais perigoso.”

Foto: Divulgação/Governo RJ

error: O conteúdo do Portal Bússola está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral.