Sindicato dos Comerciários do Rio notifica 199 empresas por violação de Direitos Trabalhistas
Fiscais atuam em feriado e identificam irregularidades, como jornada de trabalho excessiva
No sábado (02/11), Dia de Finados, fiscais do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro intensificaram a fiscalização nas lojas da Barra da Tijuca, resultando na notificação de 199 estabelecimentos por descumprimento das leis trabalhistas.
Durante a operação, os fiscais constataram que muitos lojistas não formalizaram o Termo de Adesão necessário para operar no feriado. Além disso, foram identificadas infrações, como jornadas de trabalho irregulares e a ausência do pagamento de lanche para os funcionários.
“Detectamos casos em que empresas aplicaram banco de horas no feriado, com funcionários trabalhando 8 horas em vez das 6 horas estipuladas pela Convenção Coletiva”, afirmou Márcio Ayer, presidente do Sindicato.
O descumprimento das cláusulas do Termo de Adesão pode resultar em multas de R$ 412 por infração e por empregado envolvido. Das 199 notificações, 112 foram registradas no BarraShopping, 53 no Américas Shopping, 28 no Via Parque e 6 no Village Mall. O sindicato continua firme na fiscalização para garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores.
Foto: Divulgação