CinemaCultura

‘Ainda estou aqui’ é indicado como Melhor Filme de Língua Não-Inglesa ao Globo de Ouro 2025

Fernanda Torres também é reconhecida com indicação de Melhor Atriz, destacando a força do cinema nacional

O filme “Ainda Estou Aqui”, produção original da Globoplay, conquistou uma indicação ao prêmio na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa ao Globo de Ouro 2025. Esta é a primeira vez que o Brasil aparece nesta categoria desde 2005, quando “Diário de Motocicleta”, também dirigido por Walter Salles, foi indicado.

Além da indicação do filme, Fernanda Torres foi reconhecida na categoria de Melhor Atriz, competindo com grandes nomes como Pamela Anderson, Angelina Jolie e Nicole Kidman.

“É muito emocionante e enaltece o poder do ‘Ainda estou aqui’, um drama falado em português. Estou feliz pela menção honrosa recebida da Associação de Críticos de Los Angeles, ao lado de Demi Moore, celebrando o talento de todas as interpretações do ano”, destacou a atriz.

Embora baseado no livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” transcende a narrativa familiar do autor e lança um alerta universal contra os perigos do fascismo. Sob a direção sensível de Walter Salles e com a atuação marcante de Fernanda Torres, o filme se junta a clássicos como “Central do Brasil” (1998) e “Cidade de Deus” (2002).

Fernanda Torres também recebeu indicação ao Globo de Ouro como melhor atriz. (Foto: Divulgação)

“Estou muito feliz pelo Golden Globe ter reconhecido ‘Ainda Estou Aqui’ e o talento incrível da Fernanda Torres. É um prêmio para o cinema brasileiro como um todo.” Ele ressaltou a importância das indicações, 25 anos após “Central do Brasil”, comentou Salles.

Após conquistar o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e uma recepção calorosa na Mostra de SP, o filme estreou no Brasil em 7 de novembro e já atraiu mais de 2,5 milhões de espectadores. “Ainda Estou Aqui” segue se destacando internacionalmente em festivais acumulando os prêmios de:

Longa brasileiro já recebeu 7 premiações. (Foto: Alile Dara Onawale/Divulgação)
  • Melhor Roteiro no 81º Festival de Veneza, na Itália;
  • Melhor Atriz em Filme Internacional para Fernanda Torres no Critics Choice Awards, nos Estados Unidos;
  • Melhor Filme na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Brasil;
  • Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá;
  • Melhor Filme no Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos;
  • Prêmio do Público no Festival De Pessac, na França;
  • Prêmio Danielle Le Roy, eleito pelo Júri Jovem, no Festival De Pessac, na França.

O evento de premiação do Globo de Ouro que anunciará os vencedores está marcado para o dia 5 de janeiro de 2025.

O longa foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2025, com inscrições em sete categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello), Melhor Fotografia e Melhor Montagem. A lista preliminar de indicados do Oscar será divulgada em 17 de dezembro, enquanto a lista final será anunciada em 17 de janeiro.

Foto Destaque: Alile Dara Onawale/Divulgação

error: O conteúdo do Portal Bússola está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral.